sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Novas obras de BH - Será?

Seria fantástico se todas estas obras fossem finalizadas até a copa de 2014. Nossa cidade ficaria bem melhor! Será? Vamos torcer...


BRT - TRANSPORTE RÁPIDO POR ÔNIBUS
http://obrasbh.zip.net/images/brt-bh-copa.jpg

O que é BRT?
O Bus Rapid Transit (BRT) ou Transporte Rápido por Ônibus é o sistema de transporte por ônibus, eficiente, de alta capacidade e alta qualidade, operado de forma semelhante ao metrô, capaz de atender os usuários com rapidez e conforto. É uma combinação de infraestrutura viária, veículos, operação, sistemas de controle e informação ao usuário, para oferecer ao cidadão um serviço de transporte público de qualidade.

 http://obrasbh.zip.net/images/bh-brt.jpg

Atualmente um sistema de transporte público que vem sendo implantado, com sucesso,  em todo o mundo: Bogotá (Transmilênio), Santiago (Transantiago), México (Metrobus), Johanesburgo (Reya Vaia), em várias cidades da China, inclusive Pequim, Europa, Estados Unidos e Canadá.

Onde será implantado?
Em corredores que apresentam uma grande demanda pelo transporte público na cidade:
* Corredor Antônio Carlos - Pedro I, com cerca de 16 km;
* Corredor Cristiano Machado, com cerca de 5 km;
* Corredor Pedro II – Av. Carlos Luz ,,com cerca de 12 km;
* Em vias de Área Central, com cerca de 5km.

Quando serão implantados?
Até meados de 2012 esses corredores deverão estar operando:
* Corredor Cristiano Machado – janeiro de 2012;
* Corredor Pedro II – Carlos Luz – junho 2012;
* Corredor Antônio Carlos – Pedro I – agosto 2012.



Embarque/Desembarque

http://obrasbh.zip.net/images/brt-bh-estacao-embarque.png

http://obrasbh.zip.net/images/brt-bh-estacao.png 
CENTRO DE CONVENÇÃO DA PRAÇA DA ESTAÇÃO
http://obrasbh.zip.net/images/convencoes-praca-estacao.jpg

 http://obrasbh.zip.net/images/convecoes-estacao.jpg

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, apresentou o projeto para um novo local de eventos na capital. O espaço de 6,9 mil metros quadrados está localizado entre a Praça da Estação e o Viaduto da Floresta e será o primeiro equipamento público, dessa natureza, com capacidade para receber até 20 mil pessoas, 10 mil em área coberta e 10 mil em área externa.

HOTEL 5 ESTRELAS NO CENTRO DA CIDADE
http://obrasbh.zip.net/images/hotel-centro.JPG


Maior elefante branco de Belo Horizonte, enfim o inacabado arranha-céu de 32 andares que começou a ser erguido, no início da década de 1980, na esquina da Rua Rio de Janeiro com Avenida do Contorno, no Centro, será transformado num luxuoso hotel. O imponente prédio, com 44 mil metros quadrados de área construída, receberá aporte de R$ 220 milhões para ser repaginado e inaugurado, em julho de 2012, com o batismo de Ramada Plaza Boulevard.

O empreendimento terá 336 apartamentos e vai gerar 370 empregos diretos. Este é o maior investimento, no Brasil, previsto, para os próximos três anos, pelo grupo norte-americano Wyndham, dono da marca Ramada e líder mundial do setor em número de hotéis, com mais de 7 mil endereços nos cinco continentes.

http://obrasbh.zip.net/images/hotel-centro-5estrelas.jpg


O projeto originário do edifício previa a construção de um hotel, que seria batizado de Beira Rio em alusão ao Ribeirão Arrudas – parte do leito foi coberto, em 2008, pelo famoso bulevar da capital. O hotel que jamais foi inaugurado tinha um projeto arrojado para a época, cujo destaque era a fama de ser o único da capital com heliponto. Até então, o Othon Palace, inaugurado, no fim da década de 1970, na Avenida Afonso Pena, era visto como o único concorrente de peso na capital. Mas, poucos anos depois de começar o Beira Rio a ser erguido, o recurso secou. O espigão entrou no ostracismo: a fachada começou a ser sujada por pichadores e o interior, invadido pela poeira. Em 2006, o poder público ventilou a possibilidade de transformá-lo, em parceria com a iniciativa privada, num prédio residencial, mas os herdeiros do empresário que começou a construí-lo declinaram da proposta por avaliarem que teriam baixa margem de lucro.

HOTEL DE LUXO NA PRAÇA DA SAVASSI
http://obrasbh.zip.net/images/novohotel-ipsemg.jpg


Mais do que simplesmente um hotel de luxo um marco na hotelaria de Belo Horizonte e a inauguração de um novo padrão de serviços na capital mineira, que se prepara para receber a Copa do Mundo em 2014. Cinco estrelas, com serviços e atrativos diferenciados, o empreendimento se destaca pela localização privilegiada: a praça da Liberdade, no antigo prédio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG). Diferenciadas também serão as características do hotel, que irão preservar a arquitetura do prédio e se integrarão ao circuito turístico e cultural da praça da Liberdade.
http://obrasbh.zip.net/images/ipsemg.jpg

http://obrasbh.zip.net/images/ipsemg-bh.jpg


O empreendimento contará com design de alto nível e variados serviços. Galeria de arte, auditórios, uma grande terraza no sexto andar com uso para evento, dois cafés e um restaurante abertos à população, estão entre os atrativos, que combinam com outro fator de peso na elaboração do edital: a interação com a sociedade. A iniciativa tem como objetivo, ainda, contribuir para a revitalização da área central de Belo Horizonte.

REVITALIZAÇÃO DO ANEL RODOVIÁRIO


A modernização e a revitalização dos 26 quilômetros do Anel Rodoviário de Belo Horizonte podem começar a ser executadas no fim do ano ou no início de 2012. .

Para a execução da obra no Anel – construção de seis viadutos, 11 trincheiras, oito passarelas, áreas de escape e reformulação de trevos, entre outras intervenções –, é necessário o remanejamento de 2,4 mil famílias que vivem em condições subumanas em áreas ocupadas. De acordo com o vice-prefeito, será assinado convênio com a Prefeitura de BH para reassentá-los, por meio do projeto Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

IME - INSTITUTO MINEIRO DE ESPORTES
 


O IME terá capacidade para atendimento gratuito de 2 a 2,5 mil atletas de todas as classes sociais por dia, uma vez que o plano de gestão prevê o seu custeio pelas federações, através de subsídios, e possibilitará o treinamento e a prestação de toda a assistência necessária, seja médica, odontológica ou nutricional, em um único local. Além disso, será construído um estacionamento com capacidade para 304 veículos, incluídas 20 vagas com acessibilidade universal e seis para ônibus.

COMPLEXO CULTURAL


Está marcada para 2014 a entrega de um dos mais ousados projetos estatais para a cultura de Minas Gerais. Orçada em R$ 140 milhões e ocupando 14,4 mil metros quadrados no Barro Preto, em Belo Horizonte, a futura Estação da Cultura Presidente Itamar Franco abrigará as sedes da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da Rádio Inconfidência e da Rede Minas de Televisão, incluindo ainda moderna sala de concerto para música erudita e espaço de convivência.
Com capacidade para 1,4 mil pessoas, a sala de concerto terá tratamento acústico diferenciado, com sistema de ajuste sonoro para repertórios distintos feito por um grande difusor móvel acima do palco e bandeiras acústicas nas paredes laterais. O espaço contará com infraestrutura para gravações de áudio e vídeo, iluminação cênica, pontos de apoio para equipes de televisão, segurança e acessibilidade a portadores de necessidades especiais.
A praça de entrada terá jardins, pérgula para sombreamento, bancos, lagos e café, distribuídos no centro de convivência com 8 mil metros quadrados. O imóvel hoje existente no local, tombado como patrimônio histórico do município, será restaurado para abrigar restaurante e café.
 

A NOVA CATEDRAL DE BELO HORIZONTE




Duas colunas simbolizando os mistérios de Deus. Ou um barco com velas içadas pronto para ancorar na Região Norte da capital e, a partir desse porto, navegar em águas de paz, esperança e promoção social. O projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, de 103 anos, para a nova catedral da Arquidiocese de Belo Horizonte, já batizada de Cristo Rei, e publicado hoje com exclusividade pelo Estado de Minas, permite várias leituras, mas traz de concreto um compromisso: pôr em prática um sonho dos católicos desde a época de dom Antônio dos Santos Cabral, o dom Cabral (1884-1967), primeiro chefe da Cúria de BH. No próximo sábado, às 14h30, durante missa festiva no ginásio do Mineirinho, na Pampulha, o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo fará o lançamento oficial do projeto da construção, que terá capacidade para 5 mil pessoas sentadas.

O arcebispo Dom Walmor está entusiasmado com a nova catedral metropolitana, que substituirá a de Nossa Senhora da Boa Viagem, no Centro da cidade, e vai ocupar 22 mil metros quadrados no Bairro Juliana, em frente à Estação BHBus/Metrô Vilarinho, na Avenida Cristiano Machado, sobre a referida estação está em construção o Shopping Estação BH. “A barca é a metáfora da Igreja na teologia antiga. Não queremos construir um elefante branco, mas dar o sentido mais genuíno à palavra catedral, que é o lugar onde o bispo exerce a missão de governar, ensinar e santificar. Além de um centro de espiritualidade, da mística, das celebrações e confraternização, pensamos na Catedral Cristo Rei como polo de educação e cultura.” Num depoimento à arquidiocese, Niemeyer escreveu: Estou certo de que esse templo será o lugar mais visitado de Belo Horizonte e de Minas Gerais.


REFORMA DO GIGANTE DA PAMPULHA

 

Vídeo:


O estádio passa por modificações para atender à extensa lista de requisitos e encargos exigidos pela Fifa. São necessárias obras para melhorar o acesso ao estádio, que fica localizado na região da Pampulha, ampliar o sistema de segurança e as condições de visibilidade do gramado, modernizar vestiários, banheiros, assentos, estacionamentos e áreas comuns de circulação, aumentar a qualidade de serviços e produtos, entre outras modificações.

O projeto arquitetônico do novo estádio, que conta com uma esplanada com cerca de 70 mil metros quadrados, é uma espécie de convite à prática esportiva, ao lazer e às atividades culturais. O futuro Mineirão será um equipamento integrado ao acervo da Pampulha, cartão postal e patrimônio histórico de Belo Horizonte.


MINEIRÃO - IMAGENS







PRAÇA DA SAVASSI


As obras de requalificação da Savassi estão em ritmo acelerado. As intervenções no primeiro quadrante do miolo da praça já estão em fase final. No momento está sendo colocado o piso intertravado e a previsão para conclusão desta etapa é no início do mês de agosto. Atualmente, na Rua Pernambuco com Rua Tomé de Souza, é feita a execução de calçada portuguesa, escavação mais regularização de passeio e realização de irrigação e parte elétrica. 


A conclusão dos trabalhos na Praça da Savassi está prevista para o primeiro semestre de 2012.

CENTRO DE CONVENÇÃO AO LADO DO MINAS SHOPPING
http://obrasbh.zip.net/images/centro-convencoes-bh.png



A infraestrutura que será montada para o Mundial de 2014 ajudará Belo Horizonte a se consolidar no cenário do turismo internacional de negócios. Até o início do campeonato, a capital de Minas Gerais deve ganhar um novo centro de convenções – o Centro de Convenções de Belo Horizonte – e um hotel padrão cinco estrelas, que serão construídos no bairro União, em um terreno público na av. Cristiano Machado, ao lado do Minas Shopping, na região Nordeste da cidade.
 
http://obrasbh.zip.net/images/convencoes-centro-bh.png

SHOPPING ESTAÇÃO BH - LINHA VERDE / METRÔ VILARINHO


O Vetor Norte de Belo Horizonte vai ganhar um novo empreendimento comercial de grande porte: o Shopping Estação BH, em construção sobre a maior estação intermodal (metrô/ônibus) de Belo Horizonte, a Vilarinho. Localizado em Venda Nova, por onde passam mais de 60 mil pessoas por dia, o mall terá fluxo semelhante ao do Shopping Cidade, um dos centros de compra com maior índice de vendas por metro quadrado de Minas Gerais.

A conclusão das obras do empreendimento, uma parceria entre a administradora de shooping centers BR Malls e a empresa de investimentos em imóveis comerciais, Cyrela Commercial Properties (CCP), ambas com sede em São Paulo, está prevista para abril de 2012.


 

O Shopping Estação BH é um grande empreendimento na região e junto com ele muitos outros irão surgir.

NOVO INDEPENDÊNCIA

Ainda este ano deve ser entregue o Novo Independência.


CENTRO ADMINISTRATIVO

Já está funcionando o Centro Administrativo que abriga o funcionalismo público de Minas Gerais.



BH A CIDADE QUE CONQUISTA

Se todas estas estas obras sairem do pápel, BH será uma cidade cada vez melhor!